câmera de ré

Andar de ré nunca foi uma tarefa fácil. Isso vale tanto em caminhadas a pé quanto na condução de um veículo. O movimento para trás não é natural para o ser humano. Vai contra todo o sentido natural da nossa consciência corporal, espacial e de equilíbrio.

O trânsito brasileiro tem ficado cada vez mais cheio de riscos e, por isso, foi criada a câmera de ré – visando sua segurança na hora de manobrar.

Hoje a gente vai te levar para dar uma volta no mundo das câmeras de ré Permak. Não sai dessa leitura que tem muita coisa importante pela frente.

Como funciona a câmera de ré?

Também chamada de câmera de estacionamento, é acionada quando for engatada a marcha à ré.

Neste momento, você obterá uma visão clara da traseira do seu carro, que será imediatamente transmitida no painel. Assim, você fica muito mais tranquilo para estacionar, principalmente se for em uma vaga apertada, ou durante à noite, que a visibilidade fica comprometida, ou ainda em lugares com muita movimentação de pessoas.

A câmera de ré possibilita que você coloque seu veículo precisamente nas vagas de estacionamento e diminuiu drasticamente a chance de colisões com obstáculos fixos.

Isso sem contar que a câmera de estacionamento otimiza e muito, esse valor tão precioso e cada vez mais escasso, que é o nosso tempo. Essa funcionalidade também evita danos ao veículo, às pessoas, e aumenta a confiança do motorista ao estacionar.

Características da câmera de ré

Aqui na Permak nós temos dois modelos de câmera de ré e vamos te contar tudo sobre elas. Lembrando que ambas se tratam de câmeras modelo dinâmicas, o que significa que a imagem reproduzida no visor acompanha linhas fixas dinâmicas de visualização, que auxiliam a sua manobra.

  • Câmera de ré tartaruga

Nossa câmera de estacionamento tartaruga contém um excelente sistema de captura de imagem; colorida, de ótima resolução (420 linhas – 656 x 492 pixels), e que atinge extenso campo de visão, abrangendo toda a parte traseira do veículo. Tudo isto para você ficar bem atento a todos os detalhes à sua volta.

Possui formato arredondado, e a lente tem um ângulo de 170º. Por isso, a instalação somente pode ser feita na placa traseira.

Pode ser ligada com total praticidade na entrada RCA do seu player, como um DVD, uma central multimídia, um GPS ou qualquer outro aparelho compatível.

  • Câmera de ré borboleta

Assim como a câmera tartaruga, a borboleta possui o mesmo sistema de captura de imagem; colorida, de ótima resolução (420 linhas – 656 x 492 pixels). Além disso, conta com suporte para fixação, e por ser pequeno (aproximadamente o tamanho de uma moeda), é muito prático e versátil.
Depois de instalada, transmite a imagem da parte de trás do carro por um monitor, expondo possíveis obstáculos no momento da manobra.

Qual a vantagem da câmera de ré?

A grande vantagem das câmeras de ré é a cobertura impecável que elas dão aos perigosos pontos cegos.

Você, motorista, sabe bem que é muito comum olhar pelo retrovisor e, ainda assim, não conseguir avistar algum obstáculo.

A física explica que, dependendo do ângulo entre observador e objeto, fica impossível um enxergar ao outro. Isso tem o nome de ponto cego, o causador de diversos acidentes automobilísticos.

Com a câmera de ré, essas áreas são completamente expostas, proporcionando ao motorista uma visão panorâmica e detalhada do que está acontecendo atrás do veículo.

Isso não quer dizer que você deve deixar de olhar pelo retrovisor para manobrar, mas olhar para ele juntamente com o uso da câmera de ré.

Instalação da câmera de ré

A instalação da câmera de ré é feita de maneira simples e prática, usando poucos utensílios.

A câmera de ré borboleta pode ser fixada em vários lugares da traseira do seu veículo, conforme o seu gosto. Tudo o que você precisa é fazer a instalação com o parafuso.

Já a câmera tartaruga tem um procedimento diferente de instalação. Como ela tem o formato arredondado, e possui um design mais compacto, inclusive fica mais discreta na para-choque do carro do que o modelo borboleta, é instalada embutida, igual o sensor de ré, por isso é acompanhada da serra copo.

Outros acessórios para você usar com sua câmera de ré

Aqui na Permak temos outros produtos que funcionam muito bem com a câmera de ré, agregando ainda mais valor a ela.

O espelho retrovisor e o kit de estacionamento, que é a junção do sensor de estacionamento + câmera de ré, são aliados que combinam muito quando o assunto é a sua segurança.

Se você não possui sistema de multimídia no seu carro, tá aí a solução perfeita para você: pode instalar o espelho retrovisor Permak junto com a câmera de ré, para obter a imagem no próprio espelho retrovisor, que funciona como uma tela multimídia quando a marcha a ré for engatada.

O retrovisor tem sua função normal, e acompanha um monitor, que é ativado com a marcha à ré, mostrando o campo de visão que a câmera traseira capta (toda a região traseira do veículo).

Em outro blog falamos sobre o sensor de estacionamento:

Ele é um item que “casa” muito bem com a câmera, pois opera por um sistema de som, o famoso “beep”, avisando o motorista que o obstáculo se aproxima. Isto, unido à câmera, é o combo perfeito para uma direção segura e tranquila.

Conta para a gente aqui nos comentários como você vai usar sua câmera de ré, e nos siga para mais conteúdo do mundo automotivo.

Até o próximo blog!